O que eu preciso saber para abrir uma microempresa?

 

Para abrir o próprio negócio, além da enorme vontade, são necessários alguns investimentos para assegurar que sua empresa comece dentro do que manda a lei, pode ter certeza que é muito mais barato do que você imagina e lhe dará uma segurança enorme, estar regular perante a legislação é uma grande economia.

O que é uma microempresa?

É uma sociedade empresaria ou firma de empreendedor individual que faz a opção no momento da abertura ou que pede enquadramento após sua abertura como micro empresa liga ao regime tributário SIMPLES.

Por enquanto tem limite de faturamento anual de 3,6 milhões ou 300 mil por mês.

Para abrir uma microempresa?

É necessário elaborar contrato social e registrar na junta comercial ou cartório de registro de pessoas jurídicas (essa escolha depende do tipo da empresa, e seu contador pode lhe orientar), reúna o RG, CPF dos sócios, comprove onde irá montar negócio (contrato de locação, empréstimo, propriedade), defina o nome da empresa e o ramo de atividade.

Após o registro na junta comercial ou órgão equivalente, obtenha o CNPJ perante a Receita Federal e a Inscrição Estadual, caso você vá comercializar algo, se for prestar serviços precisa fazer cadastro na Prefeitura e obter um número de contribuinte.

Nesse cadastro da Receita Federal, o empresário deve identificar a atividade de atuação da empresa de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Será necessário fazer cadastro no INSS e no FGTS mesmo que não tenham funcionários as obrigações fiscais vinculam a empresa a prestar informações.

Também pode ser exigida a apresentação de alvarás emitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Corpo de Bombeiros, entidades de classe como Representantes Comerciais, Engenheiros, Administradores e outras profissões, caso aplicável.

Com o alvará de funcionamento, a última etapa consiste em cuidar do pagamento dos tributos devidos. Independentemente do número de funcionários é preciso realizar um cadastro na Previdência Social na agência mais próxima.

Além disso, é preciso realizar o enquadramento no regime de tributação mais vantajoso. Com exceção de algumas atividades, a empresa poderá adotar o Simples Nacional, que prevê o pagamento de tributos em uma única guia. Se não for possível ou vantajoso, você poderá optar pelo regime de tributação de Lucro Presumido.

Ainda tem dúvidas sobre a abertura de sua microempresa? Fale conosco preenchendo o formulário ao lado.

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search