Black Friday para Empresas: 03 dicas para evitar problemas com consumidores

As empresas querem aproveitar e surfar na onda de vendas das Black Friday que já virou sensação nacional, e claro, é uma ótima ideia para aumentar a quantidade de vendas.

Mas o aumento de vendas pode trazer uma quantidade de pequenos problemas que precisam ser administrados com sabedoria para aproveitar bem os resultados financeiros da Black Friday. Estamos falando de formação de preço do produto de venda e de respeito ao direito do consumidor, situações cada vez mais frequentes na vida dos comerciantes brasileiros.

Vender bem é ótimo, mas para ter resultados efetivos, sua empresa precisa ter lucro e e evitar despesas desnecessárias. Pensando nisso, separamos 03 dicas para ajudar você a se organizar para a Black Friday:

  1. Definindo preços

Antes de definir os preços promocionais calcule os custos para formar um valor que dê margem financeira para a sua empresa. Muitos empreendedores erram ao criar promoções “imperdíveis” reduzindo os preços pela metade, mas esquecendo-se que além do custo da mercadoria, existem outras despesas intrínsecas no preço, como: rateio de aluguel, água, luz, transporte, tarifa de cartão de crédito entre outras. Utilize uma planilha de formação de preço para calcular seus preços corretamente.

  1. Cuidados com estoque e logística

Verifique seu estoque para saber o que anunciar, não vale a pena gastar em propaganda para uma grande promoção de produtos que não têm quantidade razoável no estoque. A falta de planejamento neste caso pode provocar prejuízos na Black Friday e por muito tempo, os compradores esperam receber os itens adquiridos o mais rápido possível e, recebe-los com atraso ou até não os receber certamente irá causar uma “onda de reclamações” sobre o seu atendimento.

Estoque verificado é hora de pensar na logística para entrega dos produtos ou serviços. Sua empresa utiliza os serviços do Correio ou transportadoras? Se sim, é importante verificar os prazos de entrega, custos de fretes e regiões atendidas, acostume-se a informar 02 dias a mais no prazo de entrega, é melhor surpreender o cliente com um produto entregue antecipadamente do que em atraso.

  1. Propaganda enganosa é crime

Quando elaborar o texto de publicidade, respeite o direito do consumidor e informe as condições para troca, cancelamento, devolução e o prazo de entrega, para os casos onde o consumidor não irá retirar o produto direto na loja. Atenção aos anúncios com textos pejorativos, “brincadeiras” de mau gosto e até mesmo discriminatórias.

Lembre-se que até a Black Friday foi criada para melhorar a sua performance de vendas e rentabilidade, portanto, uma boa gestão financeira e contábil é sempre positiva, sempre tem onde melhorar. Falando nisso, você já recuperou os tributos que pagou além do necessário? Muitas empresas têm grande valor a restituir inclusive do Simples Nacional. Fale com um de nossos especialistas através do WhatsApp, telefone ou e-mail para mais informações.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

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