Como a consultoria trabalhista preventiva pode gerar economia para sua empresa?

Já ouviu falar que é mais barato prevenir do que remediar? Na área trabalhista essa é uma grande verdade!

A consultoria trabalhista preventiva pode economizar muito dinheiro para sua empresa, seja na prevenção e correção de riscos informando o que atualmente está fazendo diferente do que a lei determina, seja reestruturando cargos e salários para que tenham menor custo sem que os funcionários tenham perda real do valor que recebem.

Antes de entrarmos em mais detalhes a empresa tem que ter ciência de que esse tipo de trabalho é uma evolução cultural, e claro, a empresa tem que estar preparada para algumas mudanças que vão acontecer de acordo com o planejamento definido pela direção do negócio.

Quando mencionamos prevenção de riscos, vamos ser mais diretos, é uma auditoria trabalhista nos documentos de departamento pessoal, estudo das convenções coletivas e regra de CLT que envolvem o interessado e análise no fluxo de trabalho e nas relações entre empresa e empregados, o resultado desse trabalho irá apontar os pontos onde a empresa não atende a lei e recomendará soluções por priorizando os maiores riscos. A economia nesse caso acontece em diminuição de reclamações trabalhistas e quando elas vierem irão representar um risco financeiro muito menor por que a empresa está segura atendendo as determinações legais.

A reestruturação de cargos e salários proporcionará para a empresa uma economia mensal que pode ser maior que 20% sem reduzir os ganhos reais de seus colaboradores. Esse trabalho consiste em avaliar o fluxo operacional da empresa e reenquadrar a equipe em formatos jurídicos aprovados pela lei, mas que tenham menor impacto em relação aos custos trabalhistas não salariais. Isso pode envolver uma reestruturação de equipe, identificação de produtividade, real necessidade comprovada dos cargos e funções, e adaptação do pacote de remuneração de forma a não ter incidência tributária, pois na prática as pessoas querem ter dinheiro em mãos e ninguém gosta de pagar muito INSS e IRPJ.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Recommended Posts
Comments

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search