Como fazer e que documentos vou precisar para declarar IRPF em 2019?

Todo ano precisamos declarar nossa evolução financeira e patrimonial ao governo, é a bendita declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, o IRPF. Essa declaração é sempre feita no ano seguinte, então em 2019 vamos declarar o que aconteceu em 2018.

E para te ajudar vamos dar dicas de como fazer uma boa declaração de imposto de renda, se organizar e evitar cair na malha fina.

Vamos começar organizando os documentos para ter à mão todas as informações e fazer a declaração de imposto de renda e forma fácil e rápida.

Separe uma pasta para colocar os seguintes documentos:

  • Declaração de IRPF 2018 (você vai precisar conferir informações que serão atualizadas)
  • Comprovante de entrega da declaração IRPF 2018 (você vai precisar do protocolo de entrega)
  • CPF dos seus dependentes;
  • CPF e CPNJ de fontes pagadoras (de quem você recebeu algum dinheiro)
  • Notas fiscais ou documentos comprovantes (do que você comprou);
  • Comprovante de rendimentos das fontes pagadoras (quem te paga envia um documento chamado informe de rendimentos)
  • Comprovante de gastos dedutíveis no Imposto de Renda
  • Gastos com educação, saúde ou gastos com a previdência social. (Notas fiscais e recibos)

Com todos esses documentos organizados em uma pasta, baixe e instale o programa de IRPF 2019 que vai estar disponível no site da Receita Federal do Brasil.

Se você declarou em 2018 e o computador é o mesmo, o programa te permitirá importar a declaração antiga, isso ajuda bastante.

Comece verificando a página inicial, se as informações pessoais estão atualizadas, se você não mudou de endereço e demais informações.

Depois basta clicar tela a tela e ir preenchendo as informações solicitadas que vão estar nos documentos que já pedi para você reunir.

Ao final você irá acrescentar patrimônios novos se houver e comparar com o que já tinha, o resultado da sua declaração irá analisar o quanto seu patrimônio aumentou e aplicar a alíquota correspondente, calculando o valor que você deverá pagar.

Se estiver tudo certo, envie eletronicamente a declaração, imprima o DARF e pague no banco que for mais fácil para você.

A Receita Federal do Brasil todo ano tem facilitado para os contribuintes elaborarem por conta própria suas declarações, mas é sempre uma opção solicitar que especialistas elaborem as declarações em seu nome, especialmente quando no ano você tiver situações de venda de bens com ganho patrimonial, contratos diferentes a lançar na declaração ou até quando seus rendimentos vêm de muitas fontes, pois quando fica complexo é sempre bom ter ajuda profissional.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, é sócio da Hoepn Contabilidade, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search