Como fazer sua Startup crescer com Investimento?

Para uma Startup conseguir investimentos e investidores é fundamental ter critérios que são básicos (para os investidores), e aqui vamos comentar o que os potenciais investidores em Startups têm exigido para que os atuais sócios destas empresas, caso queiram, se organizem para fazer captações de recursos financeiros.

O primeiro passo é criar um produto e obter tração, ou seja, ele tem que ser vendável, obter faturamento real.

O segundo passo é elaborar um “valuation” auditável, ou seja, os elementos e informações inseridos no valuation devem apresentar condições de verificação por qualquer interessado.

O terceiro passo é ter um processo comercial e empresarial definido e claro, baseado em documentos contábeis e societários registrados e organizados.

Com esses 3 primeiros passos sua Startup já pode ir a mercado para a primeira rodada de investimentos, o jargão do mercado é Seed Money, isso mesmo, investimento semente.

Perceba que nesse momento será necessária assessoria de um bom escritório de contabilidade e um bom escritório de advocacia, afinal você precisa comprovar números e garantir seus direitos para que sua ideia possa realmente crescer.

Conseguir investimento para uma Startup não é algo fácil, quem tem dinheiro é bem criterioso e verá sua ideia de forma prática e numérica, em geral os criadores de ideias são mais “românticos” e apegados a seus conceitos inicias, será preciso se “libertar” de alguns conceitos que estão “amarrando” seus negócios e impendido o sucesso.

Atualmente temos uma lei de startups, mas a relação de investimento é sempre um tipo de contrato, mas as formas têm diversas variações, vamos comentar sobre algumas que percebemos no mercado.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search