Prepare-se para o Imposto de Renda 2019

A Hopen Contabilidade dá 10 Super Dicas para você mesmo fazer sua declaração de Imposto de Renda.

Lá vem ele, o bendito Imposto de Renda da Pessoa Física, mas já que não tem jeito e todo ano precisamos declarar, vamos tomar coragem e vamos lá.

Neste artigo vamos passar nossa experiência, dando dicas pontuais para facilitar o trabalho.

Dica 1. Identifique todos os seus rendimentos. Parece óbvio, mas algumas pessoas tem mais de uma fonte de renda, pode até ser que você tenha e nem percebeu, quer ver? Salário, aluguel, rendimento de aplicação, créditos de Nota Fiscal Paulista, restituição de IR do ano passado. E ai? Estou apostando que você tem mais de um rendimento, então pense a respeito e organize os documentos.

Dica 2. Preste atenção na digitação dos valores. É muito importante digitar certo para não pagar mais imposto do que deveria e para não cair na malha fina.

Dica 3. Cuidado ao declarar seus dependentes.  Na declaração podemos informar dependentes que vão deduzir valores no cálculo do imposto de renda, como filhos, enteados, companheiros, pais, avós. A dica na verdade é que o dependente só pode ir na declaração de uma pessoa, por exemplo o pai e a mãe não podem declarar os filhos como dependentes dos dois, ou se um pai tem três filhos, só um dos filhos pode declarar o pai como seu dependente.

Dica 4. Só declare despesas médicas comprovadas. Para declarar o que gastou com médicos, planos de saúde e afins, tem que ter os comprovantes de pagamento. A receita federal exige deles, médicos e planos de saúde que enviem declarações comprovando e quem recebeu, e cruza informações, se não bater você vai cair na malha fina e pode pagar mais imposto de renda e uma grande multa.

Dica 5. Declare rendimentos com ações. Atualmente está na moda aplicar em bolsa de valores, existem vários fundos e empresas que permitem investimentos de todos os valores, são as corretoras. Como existe isenção de IR para vendas de até R$ 20.000,00 não podemos confundir esses números pois o rendimento que exceder será tributado entre 15% e 20%.

Dica 6. Informe todas as contas bancárias. Tem que lançar todas, inclusive caderneta de poupança, conta em nome dos filhos, mas que está no seu CPF, aplicações financeiras, conta salário, etc.

Dica 7. Declare os bens que vendeu. Se no ano anterior à declaração você vendeu algum bem móvel ou imóvel a lei diz que você tem que avisar na declaração de imposto de renda, tem que calcular para saber se houve ganho de capital, e se houve ganho tem que recolher imposto.

Dica 8. Crescimento de capital vs sua renda. Deveria ser óbvio, mas o crescimento do seu patrimônio não pode ser maior que sua renda. Tudo que for lançado no imposto de renda tem que ter justificativa e comprovação. Alguma informação inconsistente pode gerar fiscalização e até problemas criminais.

Dica 9. Informe sua previdência privada. No Brasil temos dois tipos de previdência privada, o PGBL, plano gerador de benefícios livre, que é dedutível do IR, e o VGBL, vida gerador de benefícios livres, que não é dedutível do IR, funciona com um tipo de aplicação financeira. Ao lançar nos campos certos o programa do IR irá deduzir ou não sua previdência privada, de acordo com a opção escolhida. Esse você lança no campo de bens e direitos.

Dica 10. Regularize as pendencias antes de enviar a declaração. Ao final da declaração faça a verificação do sistema e corrija tudo que estiver incompleto ou inconsistente, isso irá garantir que sua declaração seja processada com sucesso e reduz as chances de você ir parar na malha fina.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Jr, advogado e contador, especialista em direito tributário e sócio da Hopen Contabilidade.

Créditos da imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com</a>

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search