O que é Oferta Pública Inicial (IPO)?

Oferta púbica inicial (IPO) é o ato de abrir o capital da empresa para investidores em bolsa de valores, permitindo que suas ações da empresa sejam negociadas por corretoras e tenham flutuação de preço oscilante de acordo com mercado.

Sua startup agora cresceu e é uma empresa, uma ex startup, terá ações à venda como grandes empresas assim como a Apple e a Uber e outras estrelas de negócios.

A escala de negócios e investimentos conquistou parcela expressiva de mercado e todos sabem que sua ideia se consolidou em um grande negócio, você é um grande empreendedor, e agora trabalha para você e para seus investidores.

Seu produto já foi aceito e validade pelo mercado e para fazer o IPO sua empresa precisa faturar muito mais de 06 dígitos ao mês, o que analisando a principais formas de captação de recursos é bem simples. A bagagem de experiências e validação de mercado serão o mínimo que o empreendedor precisará ter para conseguir atrair investidores, sem estar facilmente comprovado, acreditar que algum dinheiro será aportado em sua startup é um mito.

Se existem exceções estão muito bem escondidas, em geral só escutamos a parte boa, o discurso da vitória, nunca os lamentos do crescimento, sempre parece fácil como conseguiram dinheiro e investimentos, mas certamente há muita organização, dedicação e sacrifício próprio para escalar até o ponto de ser interessante para os outros.

Em um mercado de algo risco, muita pressão, vários riscos e cobrança por ótimos resultados não há espaço para informações fakes, o investidor só considera um risco calculado após certificar várias premissas.

Abrir empresa é fácil, mas para ser Startup precisa faturar, emitir nota fiscal, pagar suas contas, gerar um caixa, obter resultados comprovados.

Devemos nos colocar no lugar do investidor para ponderar as condições em que colocaríamos dinheiro investindo em uma empresa. Esta empresa precisa entregar valor a seus clientes, ter valor agregado e ter processos bem definidos.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search