O que fazer quando percebo que fiz a declaração de imposto de renda errada?

Fazer a declaração de imposto de renda todo ano é uma obrigação de cada cidadão brasileiro, mas todo ano eles mudam as regras, exigem mais informações, e é tanta coisa para declarar que as vezes cometemos pequenos erros ou esquecimentos.

É muita coisa, declarar fontes pagadoras, despesas médicas, despesas com estudo, aplicações poupança, carros, propriedades, dívidas, financiamentos, dependentes, etc., parece que não acaba mais.

Recomendamos que antes de fazer a declaração prepare um checklist com os documentos que irá usar ou baixa a nossa lista clicando aqui, verifique se todos os documentos necessários estão lá, coloque-os em ordem e só aí comece a preencher a declaração.

Se por acaso altar algo ou errar alguma informação, durante todo o ano, você pode fazer o que a Receita Federal chama de declaração retificadora, que nada mais é do que consertar o erro ou inserir a informação que faltou na declaração de imposto de renda. A declaração retificadora pode ser feita a qualquer tempo e não tem multa, basta corrigir e enviar, ah e claro, guardar o recibo de envio da retificação.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, é sócio da Hopen Contabilidade, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search