5 dicas infalíveis para abrir um negócio próprio

A ideia de abrir um negócio próprio é maravilhosa, ter autonomia, definir o quer e como quer, é realmente incrível! Aspirantes a empresários se aventuram no mercado em busca de oportunidades, mas muitos acabam jogando a toalha antes mesmo de darem o primeiro passo.

E você deve estar se perguntando: “Quero abrir um negócio, o que preciso saber?”.

Iniciar um negócio vai muito além de ter capital inicial para investimento.

É importante você identificar quais serão os seus custos iniciais para abrir empresa, para que você se prepare com segurança, e melhore muito a velocidade do seu sucesso. Irão surgir as dificuldades e incertezas naturais de qualquer início, que somados à falta de conhecimento e à falta de ideias se tornam o primeiro obstáculo aos principiantes e faz com que muitos desanimem.

Mas com bastante disciplina, e fazendo que for necessário com certeza você consegue, vamos às dicas:

  1. Sua ideia precisa ser amadurecida

Você essencialmente deve fazer o que gosta, o sucesso e a paixão andam juntos, portanto, escolha uma atividade que seja compatível como você, algo que lhe de prazer e alegria de fazer.

Ser original não é necessário, observe boas referências e aprenda com elas, aos poucos você vai desenvolver seu estilo próprio. Para aqueles que já são experientes e já possuem uma boa visão de mercado, identificar uma boa ideia de negócio pode até ser uma tarefa fácil, mas para iniciantes isso é um grande desafio, que deve ser encarado com muito cuidado.

A primeira etapa para uma boa ideia virar um negócio requer muita pesquisa e pouco, ou quase nenhum, investimento. Nessa etapa, você terá que fazer uma boa análise exploratória, como pesquisas de mercado ou testes de laboratório (caso seja um produto revolucionário).

Para começar responda a estas perguntas sobre sua ideia de negócio:

    • Qual é o seu mercado?
    • Quem é seu público-alvo?
    • Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?
    • Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?
    • Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?
    • Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?
    • Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo?
    • Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?
    • Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?
    • Você estará se realizando ao executar sua ideia?

Compartilhe sua a ideia com alguém, é possível coletar informações essenciais para amadurecê-la e desenvolvê-la melhor, não cometa o erro de se fechar, ninguém vai roubar sua ideia.

Procure pessoas experientes na área que pretende atuar, elas poderão oferecer dados e informações importantíssimas, que lhe darão base para um bom começo — ou seja, você irá aprender a solucionar os problemas apontados por terceiros de forma a não os cometer.

  1. Elabore seu plano de negócios 

O plano de negócios é vital, abrir um negócio sem o plano pronto é uma tolice que irá lhe custar caro, você tem que fazer a lição de casa para saber que caminhos seguir para o sucesso.

A elaboração de um plano de negócios é a etapa mais importante para quem quer se tornar um empreendedor, pois lá você vai definir os objetivos, o capital de abertura, a análise do mercado e concorrência, e a análise de tudo que a empresa irá oferecer são pontos cruciais para o sucesso de uma ideia e seu funcionamento.

O plano de negócios é colocar no papel tudo o que foi definido para avaliar se sua ideia tem potencial de se tornar um negócio ou se precisa de ajustes.

  1. A ideia original vai precisar de ajustes, esteja preparado para mudanças

Você irá precisar ser flexível para adaptar, mudar ou reinventar seu negócio em função das oscilações de mercado.

Lembre-se que:

    • O foco em ter uma ideia de negócio deve ser na oportunidade, e não na ideia em si.
    • É preciso estar aberto a inovações e aproveitar novas oportunidades de mercado. Todo empreendedor almeja lucro, mas ele só poderá ser alcançado se o que se está oferecendo interessar ao público-alvo, acompanhe as tendências e mude, se for preciso.

Há muitas oportunidades disponíveis, é preciso apenas ficar atento para absorvê-las.

  1. Conheça o mercado e a concorrência

Uma ótima ideia e um excelente plano de negócios só são validados se você conseguir aprovação no mercado real.  O seu sucesso só acontecerá se você atender as expectativas e necessidades do consumidor.  Pesquise mercados e conheça a concorrência, agregue parceiros que lhe ajudem e apoiem, isso irá impulsionar seu empreendimento.

Ahh e não se esqueça de lutar com todas as forças para manter uma boa reputação, pois isso é fator chave para sobrevivência empresarial.

  1. Defina os produtos/serviços, seja focado ao abrir um negócio

Você precisa ser bem específico e focado no que fizer, cada produto/serviço possui seu próprio mercado e seu público-alvo.

Delimite já no plano de negócios a ideia que deseja desenvolver e trabalhe arduamente nela, empregue todos os esforços na sua melhoria e como seu público vai reagir com o que será disponibilizado. Aposte todas as suas fichas naquilo que você gosta e trabalhe a ideia do começo ao fim. Não caia nas armadilhas de querer fazer tudo ao mesmo tempo — isso não funciona.

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