7 sinais que sua empresa precisa reduzir a inadimplência

Ser empresário no Brasil é uma missão heroica, são tantos obstáculos, burocracia, dificuldades com fornecedores, nichos de mercado, tributos, obrigações, leis trabalhistas, mas não há nada pior do que vender ou prestar um serviço e não receber.

Sabe aquela sensação de que você está quase lá, de que fez tudo certo, mas por algum motivo as coisas não estão funcionando?

Possivelmente o problema está na inadimplência, os clientes vão atrasando, alguns não pagam, e apesar de achar isso ruim, não estamos calculando o quanto isso prejudicial para os negócios.

Para perceber os sinais dos problemas temos que olhar, avaliar, refletir, vamos aos sinais que acontecem por conta da inadimplência:

O primeiro sinal é o da estatística, é importante saber quantos por cento dos seus clientes não são bons pagadores.

O segundo sinal é o da proporção, dos seus clientes inadimplentes quanto isso representa do seu faturamento?

O terceiro sinal é o do custo emocional, ou seja, quanto do seu bem-estar custa cobrar esses devedores?

O quarto sinal é o do custo financeiro, na prática, quanto você gasta para cobrar esses inadimplentes? Consegue fazer amigavelmente ou tem que ser judicial?

O quinto sinal é perceber qual custo financeiro é mais barato, a pratica demonstra que cobrar judicialmente é muito mais barato que cobrar amigavelmente, isso porque existe mensuração de custo, cobrar judicialmente em São Paulo (Estado) custa inicialmente entre 3% e 5%, quando cobrar amigavelmente tem um custo muito maior, porque consome tempo da pessoa que é responsável pelas contas a receber, e de alguém que faz a gestão, então perguntamos quanto custa a hora dessas pessoas? Quanto de produtividade isso é perdido?

O sexto sinal é o impacto negativo no fluxo de caixa, quando o dinheiro que entra na empresa não é suficiente para pagar as contas, ou seja, o que entra não equivale ao que sai.

E o sétimo sinal é a falta de controle e organização documental, pois se isso se for você não conseguirá tomar qualquer iniciativa de cobrança e recuperação de valores.

Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional.  Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

Fonte: Bento Jr Advocacia Empresarial

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