Black Friday 2017: como preparar sua empresa (e evitar erros)

A Black Friday 2017 está chegando. Você já está preparado? As empresas que desejam aproveitar o período promocional para alavancar as vendas devem se antecipar. Não há mais tempo a perder, pois o grande dia está marcado para 24 de novembro. Falta pouco mais de um mês, portanto, para cuidar de todos os detalhes.

Esse não é apenas um conselho de amigo, mas uma recomendação do Google, como veremos a seguir. Para saber mais sobre como se preparar para o evento, acompanhe o artigo até o final. Você vai ver como as pequenas empresas podem aproveitar a data para elevar seu faturamento e conquistar novos clientes.

Google indica as preferências do consumidor

Em agosto, o Google realizou pesquisa sobre como o consumidor avalia a Black Friday. Um total de 800 pessoas fizeram parte do levantamento, todas com pelo menos uma compra feita pela internet. Foram selecionadas pessoas das classes A, B e C, na faixa etária entre 18 e 54 anos de idade.

Perguntados sobre o que mais influencia na hora da compra, 49% dos entrevistados disseram que o preço é o elemento de maior importância. A credibilidade da loja foi apontada por 27%, o que também é revelador sobre outro dado: dois terços das pessoas que compram na Black Friday escolhem sites já conhecidos.

Para 2017, a estimativa é que o período promocional aumente o faturamento em até 20%, em média. No ano passado, as vendas alcançaram a cifra de R$ 1,9 bilhão. Já neste ano, são esperados até R$ 2,28 bilhões em receitas. Bom para tirar a sua casquinha, não é mesmo?

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Como se preparar para a Black Friday

Se você está de olho nas oportunidades que a Black Friday gera, está na hora de iniciar o planejamento. A sua participação no evento precisa ser precedida por uma estratégia construída em detalhes.

Existem diversas técnicas de vendas para organizar uma liquidação. Portanto, uma das primeiras decisões a serem tomadas antes da data é saber se a empresa vai participar com lojas físicas, online ou em ambas.

Da mesma forma, escolher criteriosamente os produtos da promoção é muito importante. Será que a época do ano é favorável para vender aquele item com pouco giro no estoque? Ou seria melhor reforçar as vendas de um produto com mais aceitação, levando em conta possíveis sazonalidades?

Uma vez que sejam identificados os produtos e como será a presença da loja no período promocional, é hora de sentar à mesa e negociar com fornecedores melhores condições. De pouco vale baixar os preço se isso significar redução drástica na margem de lucro.

Outro ponto fundamental a se considerar (e calcular) é o custo operacional. Assim como obter prazos maiores e preços mais em conta junto aos fornecedores, saber exatamente o quanto custa operar na Black Friday é decisivo.

Também é importante adotar uma política de descontos clara, que não deixe margem para dúvidas junto ao consumidor. Artifícios como aumentar o preço de um produto um pouco antes da Black Friday para no dia retornar com o valor normal já se tornaram facilmente detectáveis.

Tentativas de ludibriar os clientes são percebidas até com relativa facilidade. E quando isso acontece, o consumidor que se sente enganado e não volta a comprar. Portanto, o melhor é sempre agir com honestidade e transparência.

No caso de lojas físicas e virtuais participarem simultaneamente, é recomendável permitir trocas em lojas físicas de produtos comprados em e-commerce. Assim, divulgar uma política de troca de produtos da forma mais direta possível evita aborrecimentos. Também, evita que o cliente procure sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui ou mesmo o Procon.

Checklist para o seu projeto Black Friday

Quer participar da Black Friday? Então, não pode mais perder tempo: você tem pouco mais de 30 dias para elaborar uma estratégia de vendas. Para ajudá-lo, confira 17 etapas que não podem ficar de fora de seu planejamento. As dicas integram cartilha criada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP):

  1. Decida se irá participar no ponto físico, na loja virtual ou em ambos.
  2. Selecione os produtos que serão alvo da ação.
  3. Na loja virtual, garanta com seu parceiro tecnológico condições para se manter online, preparado para os picos de acesso.
  4. Identifique quais são os produtos mais desejados pelo seu perfil de cliente.
  5. Negocie parcerias com fornecedores para garantir que sua margem de lucro não seja afetada pelos descontos concedidos.
  6. Conheça seus custos para garantir a viabilidade da sua participação no evento, definindo preços que não coloquem em risco a saúde financeira da empresa.
  7. Priorize produtos com menos saída no estoque, levantando recursos para as compras de Natal.
  8. Estabeleça uma faixa de descontos para cada categoria de produtos.
  9. Não tente enganar o consumidor com falsas promoções ou descontos irrisórios.
  10. Use a data também para aumentar a carteira de clientes, pensando no seu potencial no longo prazo.
  11. Aproveite a mídia espontânea gerada pelo evento, pois seu cliente deve procurá-lo para saber se há alguma oferta.
  12. Oriente a equipe a trocar na loja física também produtos comprados no ambiente virtual, caso participe com promoções nos dois espaços.
  13. Torne clara e visível ao consumidor a sua política de trocas.
  14. Obedeça no comércio eletrônico o prazo legal de sete dias de arrependimento após a aquisição de um produto.
  15. Cultive boas práticas para deixar seu cliente satisfeito.
  16. Prometa prazos de entregas viáveis. Melhor estender a previsão inicial do que deixar de cumprir o prometido.
  17. Garanta a concretização da venda ao ter mais de uma adquirente (empresa que efetua a transação nas vendas no cartão).

Fonte: ContaAzul

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