Como registrar um funcionário

Admitir um novo colaborador é uma vitória, mas algumas exigências devem ser atendidas, entre elas, registrar um funcionário para ser um desafio para os empregadores.

Tanto o empregado como o empregador devem assinar o contrato de trabalho, a empresa deve fazer as anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social, a empresa deve encaminhar o funcionário para fazer os exames médicos de admissão, entre outros deveres.

Para ajudar criamos um passo a passo que com certeza vai facilitar esse procedimento, veja:

1º – Decida que tipo de contrato irá fazer antes de registrar um funcionário

Existem duas opções durante o processo de admissão:

  1. Contrato de experiência:pode ser de 90 dias, divididos em 2 momentos, inicia com 45 dias, pode ser prorrogado por mais 45 dias, nesse período o colaborador tem direito a salário. Caso não se transforme em contratação efetiva, recebe 13 salário e férias proporcionais, sem direito a aviso prévio e multa de FGTS.
  2. Contrato efetivo de trabalho:se o trabalhador passar pela experiência automaticamente o contrato se transforma em efetivo.

2º – Requisite os documentos do empregado (não deixe iniciar o trabalho se não apresentar a CTPS para registro). A empresa deve solicitar do trabalhador os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho da Previdência Social – CTPS: deve ser anotada em até 48 horas. Com as seguintes informações: a data de admissão, a remuneração e condições especiais, caso houver. Toda e qualquer alteração deverá ser solicitado ao empregado sua carteira para registrar todos e quaisquer eventos decorridos (férias, acidente de trabalho, alteração de cargos e salários, etc.).
  • Certificado de alistamento militar: para colaboradores do sexo masculino, maiores de 18 anos.
  • Exame admissional: deve ser pago pela empresa. É através deste exame que será analisado se o trabalhador está apto ao serviço no momento em que for admitido.
  • Certidão de Nascimento/Casamento e declaração de dependentes: é preciso que o empregador saiba quantos dependentes o empregado tem, já que será preciso declarar estas informações no seu Imposto de Renda ou para efeitos de outros benefícios, como assistência médica e odontológica.
  • Requisição de vale-transporte: o empregador deverá oferecer o benefício de vale-transporte e descontar uma pequena parcela do salário do trabalhador. Quanto ao valor, poderá ser pago em dinheiro ou com os próprios passes da empresa que presta serviços de transporte.

Outros documentos:

  • Título de eleitor: exigido a partir dos 18 anos;
  • RG;
  • CPF;
  • Inscrição no PIS/PASEP;
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3×4.

Obrigações do empregador:

O recolhimento do INSS (uma parte da previdência deverá ser paga pelo funcionário e a outra pela empresa), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (integralmente pago pelo empregador), além da Contribuição Sindical (paga pelo empregado), devem ser recolhidos pelo empregador.

Confira outras dicas, clique aqui

Recommended Posts

Start typing and press Enter to search