Despesas pessoais x empresariais: aprenda a separá-las

As pequenas empresas têm muitos obstáculos a vencer para firmar posição no mercado e um dos principais problemas é a confusão das despesas dos sócios da empresa com as despesas da própria empresa.

 O dinheiro vai entrando e os donos vão pagando as contas sem uma organização apropriada separando o custo da empresa pessoa jurídica dos custos de vida dos donos.

 É obvio que quem trabalha na empresa precisa ser remunerado, inclusive os sócios, os donos, mas neste caso o nome da remuneração é pró-labore, e equivale a salário.  O pró-labore é também um custo da empresa!

 Organização é a palavra-chave para se dar bem nas finanças da empresa, seja extremamente organizado. Esta é a melhor forma de separar você de sua empresa.

 Para a empresa e o negócio sobreviverem de forma saudável é fundamental se organizar para compreender estes custos, então vamos agora dar algumas dicas:

  1. Não leve despesas domésticas para a empresa

Geralmente, os pequenos empresários são engolidos pela rotina do negócio: controlar estoque, coordenar vendas, pagar funcionários. Até que as atividades pessoais começam a se misturar a esse cotidiano e ele paga a escola do filho ou o supermercado com dinheiro da empresa.

Conta pessoal é pessoal!

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  1. Tenha contas correntes separadas

O empresário organizado pode até ser capaz de separar as despesas pessoais das contas da empresa utilizando uma mesma conta.

 O ideal é ter contas correntes separadas para cada atividade.

  1. Defina suas retiradas

Um dilema comum entre os pequenos empresários é saber quanto devem retirar por mês… Se todo lucro vai parar no bolso do dono, a empresa fica sem investimentos, então defina um pró-labore que é o salário do empresário.

Para definir o pró-labore, pense na função que exerce, se você fosse contratar alguém para sua função, quanto pagaria?

 Outra forma de retirada é através do lucro. Essa antecipação de lucros pode ser mensal ou semestral. Crie uma planilha do período e planeje quanto vai ser retirado e qual parte vai ser reinvestida na empresa.

  1. Busque ajuda

O primeiro passo é começar a fazer um controle das finanças imediatamente.

 Sem informações, não há como saber onde está o problema. Se você não se sente seguro para fazer sozinho, contrate um funcionário de confiança para isso ou invista em tecnologia. Comprar um software de gestão de fluxo de caixa, mesmo que barato, ajuda bastante a montar as planilhas, ou utilizar as informações contábeis.

Atualmente parte expressiva do que fazemos é por transação bancária, e como a contabilidade vai ter que contabilizar mesmo, peça um DRE, que é um demonstrativo de resultado do exercício.

No DRE estão todas as informações de forma simplificado do que gastou e do que ganhou, assim fica fácil tomar as decisões.

Gilberto Bento Jr é advogado, contabilista e sócio da Hopen Contabilidade.


Sobre a Hopen Contabilidade

Escritório de contabilidade com mais de 50 anos de experiência, oferecemos a nossos clientes soluções personalizadas para Abertura de Empresas, Regularização de CNPJ, Contabilidade Mensal para Pequenas e Médias empresas entre outras opções customizadas por segmento de negócio.

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